Recife, Lado B: os melhores programas não estão na vitrine

Rios, pontes, overdrives e… outro Recife a descobrir.

Alguém fala sobre Recife e vem logo à cabeça: frevo, carnaval, Boa Viagem, tubarões, Veneza brasileira e outro tanto de referências mais ou menos generalizadas. E sim, tem tudo isso, mas pouca gente conhece o Lado B dessa que é uma das maiores capitais do Brasil. O melhor de Recife, acredite, não está à primeira vista.

Pra ter acesso aos programas e lugares mais interessantes, você vai ter que fazer algo muito simples: se misturar com os locais. E se misturar não é ficar parado do lado das pessoas esperando a brisa, é estabelecer contato e mostrar interesse – o recifense adora ser assuntado*. Essa postura vale pra quase qualquer lugar, mas particularmente vale mais pra #Hellcife (como alguns se referem à city pelo calor permanente).

Recife(1)

– Vista aérea do centro de Recife –

Pois bem, o D&D teve sua experiência nas terras de Ariano Suassuna e conheceu alguns lugares que não são “TOP 10 programas pra fazer em Recife”, mas que deveriam. De bares a monumentos, passando por música, natureza e lugares pitorescos, repare no que há de melhor em Recife: vá pela sombra e bom passeio.

#Monumento de Brennand / Parque de Esculturas Fransisco Brennand

A escultura é bem conhecida e integra o roteiro tradicional de turismo da parte histórica. Então, você se perguntaria porque inserimos no listado, não? O grande barato do obelisco de Brennand não é olhar pra ele do Marco Zero, nem mesmo cruzar de barquinho até ele. O que está bom mesmo é dar a volta pelo bairro do Pina, passar pelo meio da Brasília Teimosa e fazer o trajeto por cima dos arrecifes, até chegar.

brennand 1.10

– Obras do Parque de Esculturas Francisco Brennand –

É lindo ver a o Cais José Estelita, o Recife Antigo e mesmo a entrada do Capibaribe dessa perspectiva. O monumento é o destino final e desculpa pra passear pela formação que dá nome à cidade. Mesmo a poucos metros do outro lado, a distância parece enorme e o lugar transmite muita paz. O D&D sugere que você faça a ida, chegada ao monumento, e na volta dê uma parada no Biruta Bar, pra fechar com chave de ouro e uma cerveja geladíssima.

obelisco de brennand

– Perspectiva de quem chega no Parque vindo de Brasília Teimosa/Pina –

brennand 2

– Vista aérea do Parque, Recife Antigo ao fundo –

#Traga a Vasilha Maracatu

Recife tem nações de Maracatu bem conhecidas, como Estrela Brilhante, Leão coroado, Almirante do Forte, entre outros. Mas uma boa dica é passar pra conhecer um evento que se repete todas as sextas-feiras, no bairro do Recife Antigo, chamado “Traga a Vasilha”. Integrantes de várias nações se reúnem pra tocar na Rua Mariz e Barros. Nas imediações, bares pra curtir enquanto o batuque rola solto.

maracatu

– Instrumentos típicos de Maracatu –

O nome vem de um trocadilho com uma frase que vendedores ambulantes de sorvete pronunciavam, ao passar pelas ruas. “…chegou o sorveteiro barateiro…traga a vasilha…7 bolas de sorvete por 10 reais…” e como no evento do centro qualquer um pode levar sua “vasilha” e tocar, o nome encaixou e ficou até hoje.

#Parque da Jaqueira

Se você é dos que curte uma atividade física, vai adorar o Parque da Jaqueira. Localizado no bairro homônimo,  entre alguns tradicionais de classe média – Graças, Espinheiro Parnamirim – o parque é uma ilha de bem-estar e opções. Tem de tudo, pista de cooper, de ciclismo, equipamentos de musculação, centro de saúde, gramados, brinquedos e até mesmo uma capela!

jaqueira

– Panorâmica da capelinha da praça e entorno –

Excelente seja para exercícios ou para leituras, um atrativo é que sempre tem gente, diferente de outros espaços públicos de Recife. Além disso, toda a infra é bem cuidada e a vegetação é um show à parte, com espécimes nativos com mais de 100 anos. Destaque para a intervenção de Burle Marx, que assina o jardim ao redor da capela, um luxo.

#Capibar

Barzinho legal tem em todo lugar, mas o Capibar se destaca. Em primeiro lugar, pelo compromisso social, porém o mais interessante é a localização e paisagem: se prepare pra sentar a metros do rio Capibaribe, com vista para o frondoso manguezal que adorna as suas margens. A decoração está toda feita com objetos retirados do rio, como latas, televisores, geladeiras e até sofás.

capibar2

 – Luminárias recicladas –

capibar

 – Deck do Capibar –

Chegue, sente, peça uma cerveja e alguns dos tira-gostos que agradam a qualquer um: tilápia, queijo de coalho empanado, farofa de charque, e tudo a preços super em conta. Outro destaque do Capibar é sua programação, com exposições, bandas e outras atividades culturais.

Chegar não é fácil, e você não vai ver a entrada quando estiver por aí. Mesmo assim, todo mundo da vizinhança sabe onde fica, então basta chegar nas redondezas e não tem erro, você encontra.Localiza-se na zona norte, entre o bairro de Casa Forte e o Poço da Panela, especificamente na Rua Tapacurá, nº 101.

#Poço da Panela

O Poço é até conhecido, mas o melhor deste bairro está nas imediações da Igreja Nossa Senhora da Saúde. De fato, entre as atrações está a pracinha onde se fazem festas – principalmente no São João – e o famosíssimo Bar de Seu Vital.

poço da panela

– Visual de quem caminha pelo Poço da Panela –

poço da panela

– Igreja do Poço e entorno –

poço

 – Tipicas casas encontradas no Poço –

 Essa parte do Poço é super pitoresca, com a tranquilidade natural do lugar aliada à um clima praticamente colonial. A arquitetura do entorno contribui, passear por aí é deliciar-se com casinhas antigas primorosamente conservadas e originais. O Poço é muito romântico, com momentos de festa e folia pra ninguém botar defeito.

Recife não é só o que está estampado nas revistas de turismo e propagandas lugar-comum. A melhor parte da cidade e dos hábitos de seus moradores costuma acontecer exatamente em lugares nem tão longe do dia-a-dia, mas que um visitante só descobre quando alguém apresenta, ou por alguma dessas casualidades do destino. E falar de destinos é o que a gente aqui no D&D mais gosta de fazer =).

*Assuntar significa consultar com muita curiosidade, quase um enxerimento.**

** Enxerimento é ser indiscretamente metido em coisas onde não deveria.

 D&Dfacebook-pencil6

Anúncios

Um comentário sobre “Recife, Lado B: os melhores programas não estão na vitrine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s