Campos do Jordão: a cidade mais alta do Brasil

Quando se pensa em férias no Brasil, logo vêm à cabeça as suas praias, o Nordeste, o carnaval, o samba, o verão… Mas o país, apesar de ser conhecido como o “país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza”, também mantém outros lugares lindos e imperdíveis não tão conhecidos por fugirem à regra de turismo litorâneo, mas não menos importantes, como Campos do Jordão, cidade do estado de São Paulo.

Campos do Jordão localiza-se na Serra da Mantiqueira e tem uma altitude de mais de 1.600 m, sendo a cidade brasileira mais alta, sendo, então, fria na maior parte do ano, com temperaturas inferiores comparadas a outras cidades brasileiras, tendo registros, inclusive, de neve no passado. É conhecida como a “Suíça brasileira” por seu ambiente inspirado na arquitetura europeia, seu clima mais frio e seu turismo, que é grande nos meses de junho, julho e agosto, que é a época de alta temporada e férias escolares de inverno.

Campos do Jordão

Uma boa forma de chegar a Campos do Jordão é pelo serviço de trem, pela ferrovia que a liga a outras cidades como Santo Antônio do Pinhal e Pindamonhangaba, passando por pontos turísticos onde é possível apreciar a paisagem desde lugares mais altos, como o Ponto Culminante Ferroviário, que fica a 1.743 m, sendo o ponto ferroviário mais alto do Brasil, onde é possível avistar o Palácio Boa Vista, que é outra atração de Campos do Jordão, e a Pedra do Baú, um belo conjunto de rochas importantes localizado em uma cidade próxima.

Campos, assim conhecida pelos mais íntimos, é uma cidade muito agradável que atrai muitos turistas, inclusive estrangeiros, a esse lugar serrano que parece um pedacinho da Europa no Brasil. Com seus festivais de inverno, suas lojas de chocolate artesanal e roupas, seus restaurantes e cafés e seu city tour, a cidade torna-se um destino imperdível para quem quer aproveitar o clima ameno longe de shoppings das cidades ou de praias, que muitas vezes são muito procuradas, mesmo no inverno. É uma boa opção de descobrir um Brasil não tão tropical!

Imagem: Leandro Neumann Ciuffo (Flickr)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s